YESTERDAY - THE BEATLES
Numa manhã de 1965, na residência da família
de sua namorada Jane Asher, na 57 Wimpole Street, Paul acordou em seu quarto, situado no
último andar da casa, com uma melodia na cabeça. Ele foi até um piano que havia
perto da cama e começou a tocar. “Estava tudo lá”, conta. “Ela veio completa.
Eu não conseguia acreditar”. Mesmo sem a letra, Paul estava preocupado que
a música já existisse e que tivesse sido plagiada inconscientemente,
tornando-se apenas a memória de uma melodia ouvida ao invés de um arroubo de
inspiração. “Por cerca de um mês fui atrás das pessoas no mercado musical e
perguntei se já tinham ouvido a música antes”, ele conta. “Acabou sendo como
entregar algo à polícia. Achei que se ninguém desse falta em algumas semanas eu
poderia ficar com ela”.
Então Paul criou o título provisório
“Scrambled Eggs” e começou a cantar “Scrambled eggs, oh you’ve got such lovely
legs”, só para sentir como seria o vocal. “Estávamos filmando Help! em estúdio havia quatro semanas”,
relembra Dick Lester. “Por algum tempo havia um piano em um dos palcos, e eles
ficava tocando ‘Scrambled Eggs’ o tempo todo. Chegou ao ponto em que falei: ‘Se
você tocar essa maldita música mais um pouco, vou mandar tirar o piano. Ou você
termina, ou desiste’”. Em 2010, Paul McCartney tocou a primeira versão da
canção com o apresentador e comediante Jimmy Fallon.
A música foi concebida no começo de 1965, mas
foi só em junho daquele ano, quando tirou duas semanas de férias com Jane Asher
em Portugal, na casa de verão do guitarrista do Shadows, Bruce Welch, que
completou a letra. Enquanto ia de carro do aeroporto de Lisboa para Albufeira,
Paul escreveu a letra de “Yesterday”. Segundo Paul, “sempre detestei perder
tempo e a viagem era muito longa”. Ao chegar à casa de Welch, McCartney pediu
um violão emprestado com urgência. “Eu estava fazendo as malas para ir embora
quando Paul perguntou se eu tinha um violão”, conta Welch. Bruce pegou seu
Martin 0018, de 1959, e Paul dedilhou pela primeira vez, com o violão virado ao
contrário por ser canhoto, a versão final de “Yesterday”, que havia terminado
durante a viagem.
Apenas dois dias depois de voltar de Portugal,
Paul gravou a música em Abbey Road, que surpreendeu aos fãs por trazer um
quarteto de cordas e por McCartney ser o único Beatle na gravação. Apesar de
John afirmar que não gostaria de ter sido o autor dela, ele admitiu que era uma
“bela” música com uma “boa” letra, mas achava que a letra não era bem
resolvida. “Yesterday” se tornou um clássico do pop rapidamente e foi
regravada por inúmeros artistas, de Frank Sinatra a Marianne Faithfull. Em
julho de 2003, o escritor de Liverpool, Spencer Leigh, fez a descoberta de que
havia semelhanças entre “Yesterday” e “Answer Me”, de Nat King Cole (1953)
tanto na melodia quanto na letra. A música de Cole
contém até mesmo os versos “yesterday I believed that love was here to stay/
Won’t you tell me that I’ve gone astray?”. Quando a notícia chegou ao escritório de Paul,
a resposta foi que as músicas eram tão parecidas quanto “Get Back” e “God Save
The Queen”.
Iris Caldwell recorda um incidente
interessante relacionado à música. Ela terminou o namoro com Paul em março de
1963 depois de uma discussão boba sobre os cachorros dela (Paul não se
interessava tanto por cães na época) e, quando ele ligou para Iris mais tarde,
a mãe dela disse que a filha não queria falar com Paul porque ele não tinha
sentimentos.
l
Dois anos e meio depois, no dia 1 de agosto de
1965, um domingo, Paul tocaria “Yesterday” no Blackpool Night Out, um programa ao
vivo de televisão. Durante a semana, ele ligou para a Sra. Caldwell e disse:
“Lembra que você disse que eu não tinha sentimentos? Assista à televisão
domingo e me diga se isso é verdade”.
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