Canções de E a H

GOSTAVA TANTO DE VOCÊ - TIM MAIA



   Muitas são as lendas que regeram a vida do polêmico Tim Maia. Uma delas é em torno da música "Gostava Tanto de Você", composta pelo então amigo do cantor Edson Trindade, falecido em 05 de fevereiro de 1993.  Bem sabemos que todo compositor busca inspiração para realizar o seu trabalho. A letra dessa música nos leva a acreditar que o compositor se inspirou em uma desilusão amorosa quando, na verdade, trata-se de um pai que perdeu um filho(a). Não precisa ser inteligente para perceber que a letra fala sobre uma profunda perda. Não há informação segura de que o compositor Edson Trindade tivesse perdido alguma filho(a), ao contrário do cantor Tim Maia, que perdeu uma filha de 15 anos num acidente de carro - assim conta a lenda. 


Embora só viesse a ser gravada em 1973 no LP "Tim Maia", “Gostava Tanto de Você” é do final dos anos 50 e fez muito sucesso já naquele ano. O compositor Edson Trindade era amigo de Tim desde 1957, quando participaram juntos da banda de rock "Os Sputnicks" e, em 1958, do conjunto "The Snakes", também ao lado de Roberto e Erasmo Carlos e Arlênio Gomes. Porém, durante a minha pesquisa, feita com base em vários sites, descobri que existem muitas contradições em torno do assunto, pois uns dizem que quem perdeu o filho(a) foi Tim Maia e outros que foi Edson Trindade quem sofreu a perda. Portanto, prefiro parar por aqui. Ninguém sabe ao certo o porquê que o levou a escrever essa letra, então a interpretação fica em aberto, o que deixa tudo bem mais interessante.


LETRA

GOSTAVA TANTO DE VOCÊ - TIM MAIA

(EDSON TRINDADE)
Não sei porque você se foi

Quantas saudades eu senti

E de tristezas vou viver

E aquele adeus não pude dar...



Você marcou em minha vida

Viveu, morreu

Na minha história
Chego a ter medo do futuro
E da solidão
Que em minha porta bate...

E eu!
Gostava tanto de você
Gostava tanto de você...

Eu corro, fujo desta sombra
Em sonho vejo este passado
E na parede do meu quarto
Ainda está o seu retrato
Não quero ver pra não lembrar
Pensei até em me mudar
Lugar qualquer que não exista
O pensamento em você...

E eu!
Gostava tanto de você
Gostava tanto de você...

Não sei porque você se foi
Quantas saudades eu senti
E de tristezas vou viver
E aquele adeus não pude dar...

Você marcou em minha vida
Viveu, morreu
Na minha história
Chego a ter medo do futuro
E da solidão
Que em minha porta bate...

E eu!
Gostava tanto de você
Gostava tanto de você...

Eu corro, fujo desta sombra
Em sonho vejo este passado
E na parede do meu quarto
Ainda está o seu retrato
Não quero ver pra não lembrar 

VÍDEO





 Só que essa história não passa de uma daquelas mentirinhas virtuais. Quem garante isso é o pesquisador Gilmar Lopes, que criou o site www.e-farsas.com há dez anos para desvendar esse tipo de mistério. Colaborador do “Você é curioso?”, da Rádio Bandeirantes, Gilmar citou alguns fatos que confirmam que “a tal homenagem à filha falecida do compositor” é uma farsa.

Apesar de ter sido gravada apenas em 1973, a canção foi feita no final da década de 50, quando Edson Trindade tinha somente 16 anos e não era pai. Nesta época, ele era integrante da banda The Sputniks, formada por Roberto Carlos, Tim Maia, Arlênio Lívio e Wellington Oliveira. Depois da saída de Tim e Roberto Carlos, a banda mudou de nome e passou a se chamar The Snakes. Trindade convidou Erasmo Carlos e José Roberto China.

Ainda de acordo com Gilmar Lopes, outra pessoa a negar a veracidade do boato que circula na Internet é o ex-companheiro de banda do compositor, o músico Erasmo Carlos. Na página 58 de sua autobiografia, “Minha Fama de Mau” (Editora Objetiva, 2008) dá a entender fez a música para uma namorada chamada Meire. O Tremendão relatou: “Meire viria a ser uma espécie de Yoko Ono dos Snakes. Ela seria culpada pelos primeiros desentendimentos entre nós. No início do namoro dos dois, sua presença em nossos compromissos passou a ser quase diária, interferindo na liberdade e na intimidade do grupo. Aos poucos, fomos perdendo nossa privacidade. Tínhamos que nos policiar na hora dos palavrões, das piadas, dos peidos e arrotos”.

Erasmo conta que, certo dia, Trindade chegou triste ao ensaio da banda, dizendo que havia terminado o namoro com Meire. Vestia um sobretudo com a gola alta, mãos no bolso e um chapéu com aba dobrada para baixo, enterrado na testa. Disse aos amigos: “Vim me despedir de vocês. A Meire terminou comigo e vou me suicidar. Vou me jogar do cais da Praça XV. Vou encher meus bolsos de pedras e me jogar”. Nenhum deles deu muita bola para aquela ameaça. Só que ele sumiu por dois dias e os companheiros ficaram preocupados. Será que ele havia cumprido a promessa. Na noite do segundo dia, Trindade reapareceu todo sorridente e contou que havia reatado com a namorada. Semanas depois, ele apareceu feliz da vida com a música “Gostava Tanto de Você”. No livro, Erasmo escreveu: “Sempre que ouço Gostava Tanto de Você, penso: “Será que ele fez essa música para a Meire?”



HEY JUDE - THE BEATLES


Quando Cynthia Lennon chegou de viagem e encontrou John e Yoko juntos na casa onde ela vivia com ele, a separação realmente começou. Um acordo provisório foi estabelecido para que Cynthia e Julian, completamente abalados com a atitude de John, pudessem ficar em Kenwood, casa em que John morava com Cynthia, enquanto John e Yoko firmavam residência em um apartamento em Montagu Square, no centro de Londres.

Paul McCartney e Julian Lennon – filho de John e Cynthia que, na época da separação, tinha 5 anos – sempre tiveram uma relação muito próxima. Paul foi o único do círculo de amizade dos Beatles que foi até Kenwood demonstrar apoio por tudo o que havia acontecido. Ele foi dirigindo de sua casa em St. John’s Wood até Weybridge levando uma única rosa vermelha. Paul tinha o costume de usar o tempo que passava no carro para trabalhar em músicas novas e, nesse dia, preocupado com o futuro de Julian, ele começou a cantarolar “Hey Julian” e improvisar uma letra sobre o tema do conforto e da segurança. Em certo momento da viagem de uma hora, “Hey Julian” se tornou “Hey Jules”, e Paul criou o trecho “Hey Jules, don’t make it bad, take a sad song and make it better”. Foi só na hora de desenvolver a letra, algum tempo depois, que ele transformou Jules em Jude, por achar que soava mais forte e musical. 

Paul chegou a Kenwood em uma tarde ensolarada, entregou a rosa vermelha e disse “Eu sinto muito, Cyn, eu não sei o que deu nele. Isso não está certo”. Paul ficou algum tempo. Disse que John estava levando Yoko para as sessões de gravação, o que ele, George e Ringo detestavam. Paul havia terminado seu relacionamento com Jane Asher algumas semanas antes. Jane havia voltado para casa, depois da turnê de uma peça de teatro, com alguns dias de antecedência e o surpreendera na casa deles com outra garota. Ela o deixou e, diferente de John, Paul se culpava e estava com o coração partido. Depois de tantos problemas Paul brincou: “Nós podemos nos casar, o que você acha, Cyn?”. Paul não se importou com o que John pensaria disso e foi o único a desafiá-lo. Ele partiu prometendo manter contato, mas um ou dois meses depois o relacionamento de Paul com a fotógrafa americana Linda Eastman teve início e sua vida entrou em uma nova fase. 

A música foi se tornando menos específica e John achou que o tema era dedicado a ele, encorajando-o a sair dos Beatles e ir viver com Yoko (“You were made to go out and get her”). Um verso em particular – “the movement you need is on your shoulder” – deveria ser apenas um tapa-buraco. Quando Paul tocou a música para John, comentou que aquela parte precisava ser substituída e que ele parecia estar cantando sobre seu papagaio. “Esse provavelmente é o melhor verso da música”, disse John. “Deixe aí. Eu sei o que significa”. Paul afirmaria mais tarde que, até hoje, lembra de John quando canta essa frase em seus shows.

Julian Lennon cresceu conhecendo a história por trás de “Hey Jude”, mas só em 1987 ouviu os fatos diretamente de Paul, quando o encontrou em Nova York. “Foi a primeira vez que nós sentamos e conversamos. Ele me contou que vinha pensando na minha situação todos aqueles anos atrás, no que eu estava passando e pelo que eu ainda teria de passar no futuro. Paul e eu passávamos bastante tempo juntos – mais do que meu pai e eu. Talvez Paul gostasse mais de crianças na época. Tivemos uma grande amizade, e parece haver muito mais fotos daqueles tempos em que estou brincando com Paul do que com meu pai”, conta Julian. “Eu nunca quis saber realmente a verdade sobre como meu pai era e como ele era comigo”, ele admite. “Mantive minha boca fechada. Muita coisa negativa foi dita sobre mim, como quando ele disse que eu tinha saído de uma garrafa de uísque em um sábado à noite. Coisas assim. É muito difícil lidar com isso. Eu pensava ‘cadê o amor nisso tudo?’. Foi muito prejudicial psicologicamente, e por anos isso me afetou. Eu costumava pensar ‘como ele pôde dizer isso sobre o próprio filho?’”.


Julian não se limita à letra de “Hey Jude” já há algum tempo, mas acha difícil fugir dela. Ele está em um restaurante e a música toca, ou ela surge no carro quando está dirigindo. “Ela me supreende toda vez que a escuto. É muito estranho pensar que alguém escreveu uma música sobre você. Ainda me emociona”, ele diz. “Hey Jude” foi o single de maior sucesso de toda a carreira dos Beatles. Chegou ao topo das paradas no mundo todo e, antes do fim de 1967, mais de 5 milhões de cópias tinham sido vendidas. A letra original escrita por Paul foi comprada por Julian Lennon em um leilão, décadas depois.



A canção "Hey Jude" é uma das músicas de maior sucesso não só dos The Beatles, e sim de todo o século XX. Composta pelo Sir Paul McCartney em 1968, "Hey Jude" foi escrita para Julian Lennon, filho de John Lennon.



Na época, Julian tinha apenas 5 anos de idade e seu pai John estava se separando de sua mãe. O momento foi difícil para todos, mas Paul McCartney se comoveu principalmente com a situação da criança, que não entendia direito o que estava acontecendo e se sentia desamparada.



A "Hey Jude" foi uma mensagem de incentivo e encorajamento para que Julian, na época, seguisse em frente. McCartney e Julian voltaram a se encontrar em 1987 e mantiveram uma amizade muito forte.



Um fato curioso sobre "Hey Jude" é que, inicialmente, a música deveria se chamar "Hey Jules", mas Paul achou que "Jude" era um nome mais forte


LETRA
HEY JUDE -THE BEATLES

Hey, Jude, don't make it bad
Take a sad song and make it better
Remember to let her into your heart
Then you can start to make it better

Hey, Jude, don't be afraid
You were made to go out and get her
The minute you let her under your skin
Then you begin to make it better

And anytime you feel the pain
Hey, Jude, refrain
Don't carry the world upon your shoulders

For well you know that it's a fool
Who plays it cool
By making his world a little colder
Na na na na na na na na

Hey, Jude, don't let me down
You have found her now go and get her
Remember (hey, Jude) to let her into your heart
Then you can start to make it better

So let it out and let it in
Hey, Jude, begin
You're waiting for someone to perform with
And don't you know that is just you?
Hey, Jude, you'll do!
The movement you need is on your shoulder
Na na na na na na na na

Hey, Jude, don't make it bad
Take a sad song and make it better
Remember to let her under your skin
Then you'll begin to make it better (better, better, better,better, better, oh!)
Na, na na na na na, na na na, hey, Jude
Na, na na na na na, na na na, hey, Jude


VÍDEO





Nenhum comentário:

Postar um comentário